Barboterapia: o que é o procedimento e quais os benefícios

Tempo de leitura: 6 minutos

Cuidar da barba deixou de ser um mero procedimento estético. A Barboterapia oferece vantagens como relaxamento e hidratação aos pelos faciais e na pele do rosto

Se você é daqueles rapazes que gostam de cultivar os estilosos pelos do rosto, certamente já encontrou uma rotina para ir à barbearia, não é mesmo? Afinal, passar a semana com a barba desordenada e mal feita não está com nada e depõe contra a sua imagem.

Se você já gosta dessa rotina, quando conhecer a verdadeira Barboterapia, esse hábito vai se tornar ainda mais sagrado, tenha certeza. O procedimento, herdado das tradicionais barbearias mundo afora tem como objetivo, além do barbear tradicional, hidratar os pelos, a pele do rosto e promover o relaxamento do cliente.

Barboterapia – Ademir Rocha Barbearia – Foto: Fabiano Nunes

Continue a leitura deste post e nas próximas linhas, entenda bem o que é a Barboterapia e quais os benefícios do procedimento para o seu rosto e os pelos da sua barba. Vamos lá?


Tópicos


O que é a Barboterapia?

De forma bem simplificada, a Barboterapia nada mais é do que o ato do barbear comum com técnicas de hidratação e relaxamento agregadas.

A Barboterapia inclui o famoso “barbear comum”, com espuma e navalha, com mimos para cuidar, proteger, prevenir irritações e ainda, promover o relaxamento do cliente.

Barboterapia – Ademir Rocha Barbearia – Foto: Fabiano Nunes

Para isso, utiliza algumas técnicas como o uso de toalhas quentes, cremes e óleos especiais num ambiente propício para o relaxamento corporal e mental dos rapazes. “O cliente chega a cochilar”, brinca o empresário e barber Ademir Rocha.

Talvez o ponto mais forte da Barboterapia é a execução de ações que vão prevenir a irritação da pele, hidratar os pelos e a região, tornando o barbear muito mais prazeroso e seguro.

Evolução do termo Barboterapia

Não existe uma história documentada do termo dado ao procedimento, que foi evoluindo com o tempo e sofrendo alterações de barbearia para barbearia, com um só objetivo: barbear com segurança, promover a hidratação dos pelos do rosto além do relaxamento do cliente.

Assim, arriscamos em dizer que a história da Barboterapia ainda está em construção, e se confunde com a própria história dos barbeiros e barbearias.

Você sabia, por exemplo, que durante a idade média, o “Barbeiro-cirurgião”, como era chamado o que hoje chamamos de barber ou barbeiro, era uma das profissões mais comuns e se destacava no tratamento dos soldados durante ou após as batalhas daquela época. Assim, além da barba, pequenas cirurgias não eram feitas por médicos, mas sim por barbeiros, que também cuidavam dos ferimentos dos camponeses e sangrias dos combates.

Benefícios da Barboterapia

Como já dissemos, a Barboterapia se apoia nos pilares: o barbear, o tratamento/hidratação e o relaxamento.

Barboterapia – Ademir Rocha Barbearia – Foto: Fabiano Nunes

Talvez o principal benefício seja o cuidado do procedimento como um todo, feito de forma sistemática com o uso de técnicas e instrumentos (toalha quente, por exemplo) e produtos específicos (cremes, esfoliantes, balms, óleos), que vão proporcionar uma melhor abertura dos poros dos folículos de barba, evitando assim a indesejada foliculite, que são aqueles carocinhos que aparecem na região do pescoço e da barba após um ou dois dias de barbear.

Além disso, as condições oferecidas pela Barbearia ajudam ainda o cliente a relaxar, vivenciando uma experiência incrível. “As cadeiras precisam ser confortáveis e aconchegar o corpo dos clientes. Aqui na Barbearia, fizemos questão de padronizar a utilização de uma das melhores cadeiras do mercado, exatamente para proporcionar esse conforto para nossos clientes, nos ajudando a ter êxito no nosso trabalho”, enfatiza Ademir.

Por fim, a utilização dos melhores produtos como óleo de barba, cremes hidratantes, esfoliantes, balm e outros desempenham um papel fundamental no procedimento de Barboterapia.

Diferença entre o barbear em casa e a Barboterapia

Sabemos que existem muitos rapazes que ainda não conhecem a Barboterapia. Optam por se barbear em casa, no chuveiro, em frente ao espelho e com o conforto do seu lar. Ok, entendemos. Mas, temos que dizer que as diferenças são inúmeras e podem, inclusive, interferir na conservação e no cultivo de sua barba.

Barba feita em casa

Embora esteja dentro do seu conforto, você pode acabar se machucando ou mesmo direcionando os movimentos de forma inadequada, agredindo os seus poros, provocando alergias, irritações e encravamento de pelos. A não ser que você seja um expert em se barbear e tenha muito tempo para isso, fique atento.

Barba feita com Barboterapia

Na barbearia, o foco será todo direcionado para as ações do barber, que sabe muito bem manusear uma navalha, enquanto você, de olhos fechados, relaxa sua musculatura do rosto para um melhor aproveitamento do procedimento. Assim, você estará descansadão enquanto o barbeiro executa o trabalho.

Então, a grande diferença é: RESULTADO.

Barbearia pioneira em Lavras

Ademir Rocha Barbearia – instalações das duas unidades

Com duas unidades, Ademir Rocha Barbearia foi a pioneira em Lavras em oferecer um espaço pensado exclusivamente para os homens que sabem da importância de cuidar do visual, com todo o conforto que os clientes merecem:

  • sala de espera confortável com TV;
  • cadeiras confortáveis, diferenciadas e ergonômicas;
  • café espresso a vontade;
  • as melhores cervejas;
  • música ambiente agradável;
  • acesso à Wi-fi exclusivo aos clientes;
  • banheiros;
  • espaço kids (para os rapazinhos);
  • ambiente totalmente climatizados.

Dos clássicos aos mais sofisticados, os cortes feitos na Ademir Rocha Barbearia seguem as tendências mundiais de estilo masculino.

Se você ainda não conhece a barbearia, venha dar um trato no visual e vivencie esta experiência de que tanto falamos.

Unidade 1: Rua José dos Reis Vilela, 55, telefone 4104 0428
Unidade 2: Rua Comendador José Esteves, 257, telefone 4104 0115

QUERO AGENDAR UM HORÁRIO

Conclusão

Neste artigo você pode entender o conceito de Barboterapia, como é feito o procedimento e quais os benefícios que são proporcionados.

Além disso, foi objetivo do texto mostrar que, muito além de estilo, a Barboterapia atua como um tratamento e como prevenção da inflamação dos pelos da sua barba, causadores da indesejada foliculite.

Gostou do artigo? comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *