Alimentos para crescer barba? Sim, eles existem e podem te ajudar.

Tempo de leitura: 4 minutos

No Dia da Saúde e Nutrição, nada mais propício do que falar um pouco sobre alimentos para crescer barba. 

Eu sei que a luta para conquistar uma barba bonita, longa e volumosa não é muito fácil, concorda? 

Acima de tudo, é importante esclarecer que existem diversos fatores que interferem neste processo, tanto do crescimento quanto do aumento do volume dos fios. 

Esses fatores, em geral, são genéticos, têm a ver com os cuidados diários e, o que muita gente ainda não sabe, com a alimentação.

A princípio, então, é importante atentar aos cuidados com sua queridinha, que incluem hidratação, limpeza e, principalmente, uma boa alimentação, balanceada e rica em vitaminas. 

No artigo de hoje falarei um pouco deste assunto e pesquisei diversos alimentos para aumentar a sua barba. Confira!

Índice de conteúdo

Imagem Ilustrativa

O papel da nutrição no crescimento da barba

Não é novidade que são os alimentos que ingerimos os responsáveis em fornecer energia e vitalidade para o nosso dia a dia. 

Em outras palavras, isso não é diferente para nossos pêlos.

Diversas pesquisas científicas já apontaram que a deficiência no crescimento dos pêlos está relacionada à regulação do hormônio dihidrotestosterona (DHT), derivado da conhecida testosterona.

Esse hormônio possui elevada importância para a saúde do homem. No entanto, quando presente em doses aumentadas, pode trazer alguns problemas, afetando, por exemplo, o crescimento dos pêlos.

Nesse sentido, existe uma vitamina chamada biotina e outros nutrientes que ajudam a estabilizar os níveis de DHT. 

Ou seja, ingerir alimentos de alto valor nutritivo e ricos em biotina irá promover o crescimento dos pelos.

Sem mais delongas, vou listar abaixo os principais alimentos dotados desta vitamina para ajudar você na tarefa de fazer crescer sua barba e ainda dar um UP em sua saúde!

Alimentos e vitaminas importantes para crescer a barba

Abaixo estão listadas algumas sugestões de alimentos e suplementação para auxiliar no processo de reposição da biotina e outros nutrientes para ajudar na saúde dos nossos pêlos! 

Ao mesmo tempo, gostaria de salientar que este post é puramente informativo, com base em pesquisas confiáveis em periódicos e outras fontes. Assim, é altamente recomendável a procura de orientações médicas e nutricionais, com profissionais qualificados para tal.

Alimentos com Vitamina A

Estudos mostram que a falta desse nutriente no organismo está associada à queda de cabelo e calvície. A vitamina A é um antioxidante que auxilia na produção de sebo na pele e no crescimento e reprodução das células do local.

Sabendo então que o pêlo é composto de células que crescem rápido, não é difícil compreender por que a vitamina A é fundamental para proporcionar uma barba de crescimento rápido e saudável.

Alguns alimentos ricos em vitamina A:

  • fígado;
  • gema de ovo;
  • óleos de peixes;
  • frutas amarelas (laranja, manga, mamão, etc)
  • folhas verdes escuras (couve, espinafre, etc)

Alimentos ricos em Vitamina B

Algumas vitaminas do complexo B (B1, B6 e B12), por exemplo, são importantes para o crescimento da barba e do cabelo. Alguns bons exemplos de alimentos que podem ser adicionados à sua rotina de alimentação são:

  • castanha do pará;
  • banana;
  • abacate;
  • salmão.

Veja uma lista mais completa de alimentos ricos em vitamina B neste link.

Alimentos e suplementação com Biotina

A biotina, como disse anteriormente, ajuda no funcionamento adequado dos folículos que produzem os pelos da barba. 

Geralmente está presente em alimentos protéicos como carnes, leite e ovos, pode ser ingerida através de suplementação. Obviamente em doses recomendadas por nutricionista ou médico. Vale a pena consultá-los.

Alimentos com Vitamina C

Nosso corpo produz óleos naturais para hidratar e proteger o cabelo. Esses óleos, também chamados de sebo, são produzidos naturalmente desde que nosso corpo tenha níveis de vitamina C.

Existem muitos alimentos com esta vitamina e eles podem ajudar a crescer a barba, além de manter a pele macia e hidratada, com a produção de colágeno.

Alguns alimentos com Vitamina C:

  • folhas verdes escuras;
  • tomate;
  • nozes;
  • manteiga de amendoim;
  • espinafre;
  • frutas.

Conluindo…

Ao consumirmos alimentos para ajudar a crescer barba, estamos não apenas estimulando os folículos pilosos no nosso corpo, mas também garantindo excelente nutrição, o que vai nos ajudar a manter o sistema imunológico sempre às alturas. 

Por fim, vale lembrar, também, que os cuidados com a pele, mantendo-a sempre hidratada, assim como os fios da barba com a ajuda de produtos específicos é crucial para estimular o crescimento da barba.

Se você chegou até aqui é porque se interessou pelo assunto e curtiu o nosso artigo. Que tal compartilhar com seus amigos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *