Quer uma semana produtiva? Aposte no planejamento semanal

Tempo de leitura: 8 minutos

O Planejamento Semanal é fundamental para que você se torne mais produtivo e alcance as suas metas. A estratégia aumenta sua capacidade de trabalho, sua autoestima e te impulsiona a crescer sempre! Aprenda como fazer.


Você é daqueles que pega no tranco na segunda-feira, logo cedo, quando as tarefas e obrigações profissionais gritam no seu cérebro junto com o despertador?

Começa a semana naquela correria, sem muito tempo para sequer escolher qual roupa vai iniciar as atividades no trabalho?

Pensa na segunda-feira como o pior dia da semana, e leva a manhã toda para realmente ficar “acordado” e tomar conhecimento do que está rolando?

Se você respondeu sim a pelo menos uma dessas hipóteses, com certeza está precisando olhar sua semana de forma mais racional e planejada. E a melhor forma fazer isto é começar a “desenhar” o que você precisa fazer, ou seja, seu planejamento semanal.

Na verdade esta é uma tarefa que nem ocupa muito do seu tempo, mas, quando você começar a se adaptar a ela, verá o quanto fará diferença no seu dia a dia estando eles planejados.

Em outras palavras, você conseguirá facilmente organizar melhor suas atividades, sejam elas profissionais ou pessoais, fazendo os seus dias renderem muito mais, além de sobrar tempo para cuidar do seu estilo, seu cabelo, sua barba!

Nas próximas linhas você irá aprender como organizar a sua rotina e como desenvolver o seu planejamento de forma prática e eficaz. Vamos lá?

Tópicos

Planejamento Semanal - como fazer

Os benefícios do Planejamento Semanal

Em algum momento da sua vida você deve ter ouvido que o planejamento é a chave do sucesso, e o caminho para alcançar qualquer objetivo, seja no trabalho, nos hábitos de saúde ou até mesmo nas simples tarefas do dia a dia.

Um exemplo simples de como você poderá se beneficiar do planejamento semanal é ter o hábito de pensar na sua alimentação dos próximos dias. Sabendo o cardápio de cada dia, você saberá exatamente o que precisa comprar, economizando tempo, dinheiro e evitando desperdícios.

Este foi apenas um exemplo de como o planejamento semanal poderá beneficiar todas as áreas da sua vida, te tornando uma pessoa muito mais produtiva, centrada e autoconfiante.

Em primeiro lugar, é preciso entender que é fundamental as tarefas estarem sistematicamente organizadas, cumprindo uma sequência, dia após dia, momento após momento, para que a “engrenagem” da sua vida continue rodando sem problemas, e você encontre tempo para cuidar do mais importante: você mesmo. 🙂

Em outras palavras, tendo mais tempo para você, conseguirá programar a praticar atividades físicas, a zelar pela sua aparência e seu bem estar, sem maiores preocupações, medo de não dar conta ou de ser pressionado pelo chefe, clientes ou qualquer outra pessoa.

Sem mais delongas, vou ao que interessa. Vamos aprender juntos como colocar tudo isso em prática!

Como fazer um bom Planejamento Semanal

Agora que você já sabe a importância de desenvolver um Planejamento Semanal para que você alcance com êxito os teus objetivos, separamos 10 dicas para que você aprenda e comece a planejar a sua semana agora mesmo. Confira!

#1 Separe um dia da semana para fazer seu planejamento

Tudo tem um começo. Você precisará escolher um momento do dia para sentar, olhar para os seus objetivos e definir quais são as tarefas que você deve executar durante a semana para alcançar.

Como estamos falando de planejamento semanal, o ideal é que este momento seja antes de iniciar de fato a sua rotina da semana, ok?

#2 Tenha uma agenda

Você pode até pensar que, diante da tecnologia e das infinitas ferramentas que temos hoje, utilizar agenda é algo ultrapassado. Saiba que existem agendas virtuais e agendas convencionais, do tipo planner (aquelas que você consegue visualizar a semana toda), e não importa, de verdade, qual você utilize. 

O que realmente importa é que você tenha um local para anotar e registrar todas as suas tarefas a serem executadas.

#3 Liste no Planejamento Semanal todas as tarefas que precisará realizar

O primeiro passo para começar seu planejamento semanal é saber quais são as tarefas que você precisará realizar durante a semana. 

Liste, então, todas estas tarefas que for lembrando, sem se preocupar com a ordem, apenas colocando-as no papel para que você não se esqueça. 

Lembrando que estas tarefas incluem compromissos pessoais, de trabalho, momento para cuidar de si, etc.

#4 Defina ordem de prioridades de realização

Agora que você já listou a sua enoooooorme lista de afazeres (rsrsrs), você precisa definir as prioridades. Quais dessas tarefas listadas você precisa executar primeiro?

Lembre-se que o equilíbrio aqui é o mais importante. Pense bem quais são as prioridades, o que elas vão agregar no desenvolvimento do seu trabalho ou atividade e tenha certeza que você irá conseguir realizar no tempo estipulado.

#5 Seja Realista: faça compromisso somente se conseguirá cumprir

Quando começamos a planejar a semana, é natural colocarmos muitas coisas para fazer, achando que somos “super-heróis” e que conseguiremos tudo a um passe de mágica.

O fato é que não é bem assim… É importante atentar-se ao tempo que vai determinar para cada tarefa, pois o importante é que você a consiga executar e não se enrolar de modo que atrase todas as outras que vem após. 

Portanto, seja realista ao deliberar o tempo para cada tarefa. Se der para acabar mais rápido, ótimo, se não der, tudo ok também.

#6 Faça listas e deixe-as por perto

Pode ser em post its, rascunhos ou um bloco de notas no celular ou no computador. Não importa. 

Anote as tarefas do dia em listas e vá riscando à medida que for acabando. Perceba uma sensação incrível quando você vai eliminando as atividades. 

Além disso, as listas são muito importantes para que você mantenha o foco nos objetivos diários sem correr o risco de se desviar deles.

#7 Esqueça aquilo que não agrega a seus objetivos

É comum querer colocar coisas demais durante o processo do seu planejamento semanal. 

Considere, no entanto, eliminar tarefas que não venham agregar ao seu objetivo. 

Saiba dizer não a convites que possam te tirar do foco e assim desalinhar os seus planos, que sempre devem estar em primeiro plano.

#8 Defina os horários para cuidar de si

A ideia de fazer seu planejamento semanal é exatamente para tornar a sua vida mais leve, mais saudável e que você aproveite tudo de bom que a vida pode lhe oferecer. 

Por isso, é importante inserir na sua listinha, tempo para cuidar de você. Se alimentar direito, descansar, meditar, ir à barbearia, orar, etc. 

Estar em sintonia com você mesmo só o ajudará a aumentar o seu foco e a continuar firme nos seus objetivos.

#9 Saiba Lidar com imprevistos

Imagine uma situação: você está no meio de um projeto para finalizar e entregar ao seu chefe, quando algo muito inusitado acontece e você acaba tendo que parar tudo e resolver. 

Isso certamente irá atrasar as demais atividades, certo?

Mas calma aí: isso é perfeitamente normal.

Não se preocupe, volte ao seu planejamento e faça algum remanejamento de tarefas, mesmo que alguma delas seja sacrificada. 

O importante aqui é que você saiba lidar com esses imprevistos, que sempre vão existir, por mais organizado que esteja o seu planejamento semanal.

#10 Utilize a Tecnologia a seu favor

Durante a sua semana de trabalho, na escola, em casa, ou em todos esses lugares (que loucura), é comum você encontrar alguma dificuldade em se lembrar de determinado compromisso, certo?.

Para isso a tecnologia está aí com um arsenal de ferramentas para nos ajudar com essas tarefas. Entre essas ferramentas, vamos citar aqui o Google Agenda

Além de você ter a possibilidade de marcar todos os seus compromissos em poucos cliques e ser lembrado por notificações, a grande vantagem é que você pode conectar o seu compromisso com outras pessoas (uma reunião, por exemplo), e integrá-la a diversos dispositivos, como seu celular, tablet ou computador.

A cada tarefa ou compromisso, o Google Agenda irá notificar todos os envolvidos por e-mail e notificações no celular. Isso é simplesmente fantástico!

Experimente você também!

Concluindo… 

Minha intenção com este post, foi levar um pouco de conhecimento de algo que realmente fez e faz diferença em nossa vida. Não podemos ser escravos do sentimento de culpa por não ter realizado uma tarefa importante ou outra.

Por isso, tenho certeza, estas dicas serão o ponto de equilíbrio entre nossas obrigações (muitas vezes chatas, mas necessárias), e nosso bem estar e felicidade.

Agora que você já sabe como fazer, comece dê oprimeiro passo e comece seu planejamento semanal. E lembre-se de me contar aqui como será a sua percepção e os seus resultados, combinado?

Se gostou do conteúdo, que tal compartilhar em suas redes sociais e ajudar mais pessoas a planejar suas semanas. Bora lá?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *