Pompadour: o estiloso topete que não sai de moda

Tempo de leitura: 2 minutos

O Pompadour é um estiloso corte/penteado, marcado por um topete volumoso na cabeça, que atualmente se tornou referência entre o público masculino.

Mas a história é inversa: o visual surgiu no século XVIII, quando a Madame de Pompadour, uma cortesã francesa que foi amante do Rei Luís XV da França (por isso o nome) usava o penteado.

De acordo com dados históricos, o topete ainda foi utilizado por muito tempo pelas mulheres, com o objetivo de demonstrar o seu status, ou seja, a sua nobreza era equivalente à altura do topete.

Apenas na década de 1940 foi que o visual sofreu uma adaptação e começou a ser utilizado pelos homens, principalmente por grandes astros como o roqueiro Elvis Presley, que no auge de sua carreira, foi o primeiro homem a adotar o corte, e serviu de inspiração para outros artistas e, principalmente, para a população.

Após alguns anos esquecido, o Pompadour voltou com tudo e tem sido utilizado cada vez mais pelos rapazes que não abrem mão de cuidar do seu estilo.

Basicamente, o Pompadour possui um topete penteado para trás e fixado com pomada, dando um efeito “molhado” e brilhante no cabelo.

É um penteado totalmente despojado e elegante. Mas como tudo na vida, com a contemporaneidade, o estilo sofreu variações, podendo ser usado com as laterais mais curtas, ou não, até mesmo com um frizz feito com a navalha.

Uma das grandes vantagens do Pompadour é que ele combina com diferentes formatos de rostos e tipos de cabelo, com variações que arrasam em diversos estilos. O corte clássico é mais utilizado principalmente em quem tem os fios dos cabelos lisos, mas também pode ser feito com cabelos cacheados e afros, tanto no estilo retrô quanto nos mais modernos.

Por ser um penteado estiloso e delicado de se fazer, exige uma manutenção periódica. Nosso fundador, Ademir Rocha, recomenda que seja feita no mínimo a cada 15 dias, de acordo com cada tipo de finalização. Segundo ele, também deve-se levar em consideração a velocidade de crescimento dos cabelos, que é diferente de pessoa para pessoa.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Pompadour, que tal experimentar?

 

____
Referência

Wikipédia
Seu Elias
Terra Estilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *